quarta-feira, 29 de abril de 2009

esmagador


O Diário de Notícias de papel oferece hoje de brinde um esmagador.

Este jornal é um enxoval

está na moda qualquer publicação, jornal, revista, oferecer inutilidade em vez de qualidade
acessórios em vez de coisas que nos importem

Ficam sem trabalho os velhos e os jovens jornalistas. O jornalismo de verdade esmorece. O colunista aproveita o seu espaço para desancar no inimigo, ontem foi com amor no Miguel Sousa Tavares. Mesquinho colunista! A dignidade que exige dos outros não condiz com a dignidade com que trata os outros. A coluna que escreve diverte porque é light. Não faz opinião, faz cócegas à imaginação.

É o DN papel um quality paper, jornal de referência? Não. Esse já foi!

Esmagador é olhar este deserto de areias movediças e não poder pisar chão firme

enquanto isso as notícias não dão notícia dos muitos que não ficaram desempregados porque não tinham emprego, apenas trabalho. Que descontaram mas não têm direito a subsídios e por isso nem aparecem nas estatísticas com querem que avaliemos a realidade

na realidade são esquecidos muitos de nós e dos nossos, vizinhos, irmãos e parentes, amigos e conhecidos e desconhecidos - os da precariedade!

esse é o verdadeiro esmagador que o DN não oferece

terça-feira, 28 de abril de 2009

partidos

chamamos siglas às palavras(!!!) feitas de iniciais
no Brasil são acrônimos, em Portugal acrónimos

seja qual for o nome, estão na moda e servem para importunar a comunicação. É que o nosso cérebro não guarda mais do que 3 ou 4 de cada vez e demora a actualizar-se.

PS já foi post scriptum (= nota com que se acrescentava qualquer coisa à mensagem, no final duma carta, por exemplo), hoje é partido político que, curiosamente, começou com outro acrónimo PSP - partido socialista português. Teve que deixar de ser 'português' porque esse acrónimo já estava ocupado por Polícia de Segurança Pública

Os novos partidos aí estão a desafiar a nossa resistência mental ao absurdo.

Já não me lembro das palavras que deram origem à sigla do antigo MRPP, e não sei se o CDS continua PP. Ignoro se ainda sobrevive e se vamos voltar a ter o PPD PSD. Nunca sei se o PCP é CDU, e se o PV ainda é vivo em todas as estações do ano.

Mas sei que se aproximam as múltiplas eleições e com elas aqueles boletins de voto cheios de siglas indecifráveis... que verdadeiramente já nada nos dizem...

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Reino do Algarve



A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - acaba de lançar a Biblioteca Digital Mundial. Foi lá que achei esta preciosidade entre outras de Portugal. Com um clic é possível (lá no site) ver os mais pequenos detalhes do Reino do Algarve.



Title: Kingdom of Algarve

Description* This 18th-century map, most likely a reprint from an early-19th century French atlas, shows the Kingdom of the Algarve. In 1249, King Alfonso III of Portugal completed the reconquest of southern Portugal from the Moors. Thereafter, Alfonso took to calling himself the King of Portugal and the Algarves. The Algarve, which corresponds to the present-day region of Faro, retained a semi-autonomous existence under Portuguese rule until 1910, when it was merged into the newly proclaimed Republic of Portugal. The Algarve was famous as the location from which, in Sagres, the 15th-century prince, Henry the Navigator, launched his voyages of discovery into the Atlantic. The word Algarve comes from the Arabic el-Garbh, meaning “the West.”

Engraver* Laurent Date Created* 1730-1774 Language* Portuguese
Title in Original Language
* Reino do Algarve


Notícia da BBC em Português
Vídeo de Apresentação : Unesco launches 'world digital library'

segunda-feira, 20 de abril de 2009

madrugar

Chegam dois a dois, e dois mais dois. São polícias das multas, malinha a tiracolo, tilintam electrónicos e o people acorda e acorre:





A senhora que foi ao notário vem rabujar 'qué lá isto'





O vizinho no rés-do-chão do prédio novo corre o vidro da janela e explica que já pediu o cartão de RESIDENTE à Câmara e ainda não lhe deram o papel para por no vidro, mas o polícia não dá cunfia
e tecla mas é no notebook a tiracolo...


Assim também podiam trabalhar os fiscais da grande riqueza, desde madrugada e sem parar a incomodar os 'espertos' e os corruptos. Está um dia lindo de sol e parece que estacionar sem ticket é um crime mais grave do que os outros.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

a batota

querem lá ver como esta gentinha nos anda a comer por parvos com a mania das letras que substituem as palavras!


JC respondeu na CI ao BPN que só teve conhecimento do Banco Insular em 2008. Ele e, segundo ele, os outros jericos imbecis promovidos a directores daquela instituição bancária, apenas a fingir e só para receber o carcanhol em forma de dinheiro vivo

é triste! reunia a pobre criatura com os outros altíssimos responsáveis do conselho de administração e ouvindo as letras BI pensava em Bilhete de Identidade - ora BI pode até ser Burro Ignorante, Bronca Inevitável, Barraca Iminente, Batota Incrível!!


Joaquim Coimbra devia/deve ser imediatamente corrido. Se não for, expliquem-nos para que serve a trabalheira que estão a ter os nossos ricos deputados na Comissão de Inquérito ao Banco Português de Negócios!